terça-feira, 9 de março de 2010

Paula Morelembaum - Grande nome da MPB

Eu já havia falado desta magnífica cantora anteriormente no outro blog, mas as circunstâncias que me fazem falar dela agora são especiais.
Na noite desta segunda-feira, eu estava caminhando em direção ao Méier, pra dar uma passada no caixa eletrônico e ouvia a MPB FM 90.3 do Rio de Janeiro. Tinha acabado de ouvir um programa especial aprezentado pela Isabella Taviani (outro grande nome da MPB a quem pretendo dedicar uma postagem completa em breve) e veio em seguida um curto programa, chamado "Sintonia Fina", apresentado pelo comentarista musical Nelson Motta (o mesmo da coluna sobre música apresentada semanalmente no Jornal da Globo) e ele começou de cara falando o nome dela: Paula Morelembaum.

Paula fez parte da banda de Tom Jobim por 10 anos e viajou por todo o mundo.
Seus discos são fantásticos, do ponto de vista da qualidade e da originalidade. Ela fez diversas regravações de grandes sucessos, dando a eles uma nova roupagem, unindo a MPB a tons eletrônicos, tudo sem exageiros e com muita sofisticação. Os discos mais recentes dela são "Berimbaum", "Telecoteco" e "Bossarenova".
Seguem imagens dos discos comentados nesta postagem.

          

"Berimbaum" é um disco de 2004, um trabalho um pouco mais antigo se comparados aos outros dois. É neste que se sente com mais intensidade o mix com tons de música eletrônica.
"Telecoteco - um sambinha cheio de bossa" tem uma cara mais samba (aos desavisados: samba e pagode são coisas beeeem diferentes), com uma levada bem bossa nova, tudo isso embrulhado com muito cuidado em cordas, metais e uns toques de eletrônico.
"Bossarenova" é mais recente, e possui ficha técnica oficial datando de 2009,. Portanto, considerando que trabalhos como este, que focam na qualidade musical, primando pelo artístico e deixando de lado o apelo das massas, podemos dizer que trata-se do álbum "Zero Km 2.4L 16V" da cantora.

Já escutei os dois primeiros, só falta ouvir o Bossarenova. A qualidade é de altíssimo nível  e a satisfação é garantida.
Pena que uma cantora madura, com anos de estrada e do nível que ela exibe seja tão pouco conhecida pela maioria das pessoas. Não pela capacidade dela, mas realmente pelo baixo interesse do público. Trata-se de um trabalho de extrema delicadeza, portanto somente para bons gostos.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário